6 dicas para elaborar sua marmita
Comer fora de casa todos os dias nem sempre temos acesso a opções mais saudáveis. Hoje as pessoas estão buscando se alimentar melhor e as marmitas voltaram com tudo. Tanto preparadas por terceiros de uma maneira mais caseira ou, melhor ainda,a preparada com todo o amor e carinho por, sabendo assim a qualidade de cada item adicionada a refeição.
25% do prato deve ser legumes, preferencialmente no vapor, de maneira que se mantenham crocantes. Prefira não aquecé-los pois a consistência pode ficar alterada.
Proteína grelhadas, assadas ou ensopadas com molhos de tomate ou funcionais. Carne moída, picadinhos, frango desfiado ou em cubos, almôndegas, purês, mexidos, sopas, ensopados, tortas, carne de panela são mais adequados ao reaquecimento do que os grelhado.
Uso de temperos naturais, não uso de temperos articificiais. Uso de óleo de coco e/ou ghee no aquecimento.
Saladas cruas são as melhores amigas da marmita. Desde que colocadas longe dos alimentos cozidos e que não sejam previamente temperadas.O tempero vai deixar as folhas murchas, molengas e desidratadas. Leve os temperos a parte. O tomate também nunca deve ir junto das folhas, sua acidez também pode desnaturar as folhas. As conservas e legumes cozidos também devem ser separados das folhas.
Os legumes como cenoura, beterraba e abobrinha são uma delícia crus. Use ervas frescas como salsa, manjericão, alecrim, hortelã, darão um charme na sua saladinha. Procure deixar seu azeite no local do seu trabalho, assim não tem que ficar carregando.
Fuja das frituras.
Para carnes grelhadas faça o bife bem fino, na panela bem quente apenas sele dos dois lados rapidamente. Assim quando reaquecer atingirá o ponto e evita que no quente-requente altere muito a consistência da carne deixando ressecadas.
Os legumes cozidos quando requentados perdem textura, cor, sabor e aroma. Por isso prefira consumir o legumes pode ser cozidos, mas não aqueça, consuma frio, misture com a comida quente e cause um contrate de temperatura interessante.