6 dicas para você ter mais disposição e energia no seu dia a dia
Produzir mais em menos tempo, ter energia, disposição para aproveitar a família, os amigos, os filhos, a vida, quem não deseja?! Este parece ser um sonho comum da nossa época, momento em que as exigências são cada vez mais intensas.
Mas isso parece um sonho tão distante, já que chega no final do dia e você não tem mais energia para nada, parece que a pilha acabou, pode até tentar ficar com o marido, brincar com filhos ou se divertir com os amigos, mas o que gostaria mesmo é se jogar na coma e dormir um dia inteiro... E pior você se culpa por isso e se sente frustrada com toda essa situação... Acha que é coisa da sua cabeça.. Mas vou lhe dizer uma coisa, você sabia que a alimentação pode te ajudar a melhorar em muito toda essa situação? Quer saber mais então continue comigo e conheça 5 dicas para lhe ajudar a ter mais disposição, mais energia física e mental, além de ajudar você a ficar livre daquelas gordurinhas indesejadas. Vamos nessa?!
1. Reduza o consumo de açúcares e alimentos refinados
Quantas vezes você ao sentir-se sem energia pensou “nossa estou tão cansada... preciso de um docinho para me dar mais energia”?! Entretanto você parou para observar que logo após a uma sensação de bem estar e melhora da disposição tem uma queda brusca de energia? Bom isso se deve ao pico de açúcar no sangue que irá liberar grandes quantias de insulina, seguida de redução drástica desse açúcar. Isso acontece porque concentrações muito aumentadas de açúcar no sangue são como um veneno no seu sangue e seu corpo faz tudo para normalizar a situação. Além disso, quando isso se repete diariamente ou até mesmo varias vezes ao dia ocorre uma resistência a ação da insulina, resistência essa apenas nas células vitais, enquanto que as células de gordura fazem a festa com o excesso de glicose e ficam cada vez maiores, ou seja, você engorda!!! Vale lembrar que açúcar para o corpo não é somente o que é doce ao paladar , como também são fontes de amido como arroz, batatas, aipim, tapioca... Enfim o interessante é sempre consumir pequenas quantias e sempre acompanhada de fibras, gorduras e proteínas a fim de controlar esse aumento.
2. Priorize boas fontes de gordura na alimentação
Isso mesmo que você está lendo, as gorduras são as melhores fontes de energia! Fornecem uma energia estável e constante. Mas você sempre evitou porque acredita que aos terem muitas calorias engordam e ainda entopem suas artérias? Na verdade desde que de boa qualidade elas são verdadeiras aliadas da saúde do seu cérebro e coração e ainda ajuda a ficar livres das gordurinhas do corpo. As gorduras saudáveis que me refiro são as fornecidas pelo abacate, azeite, coco e seu óleo, castanhas, amêndoas, manteiga ghee e a gema do ovo. Já as gorduras processadas, como margarina, óleos de soja, girassol, milho (todos aqueles de garrafas plástica e super transparentes) devem ser banidas, são grande vilãs da saúde do seu cérebro e de todo seu organismo. Ela sim engordam, inflamam, incham... enfim fazem maior bagunça!
3. Tenha uma alimentação variada
Assim você mantêm seus nutrientes equilibrados, retira do alimento o que precisa. E mantem seu corpo funcionando na mais perfeita harmonia.
4. Mantenha seus nutrientes em equilíbrio
Apesar de ser amplamente encontrada nos alimentos a deficiência de vitaminas do complexo B, zinco, ferro, magnésio é muito comum. E esses nutrientes estão envolvidos diretamente na produção de energia. Essa deficiência se deve a uma série de fatores como comer rápido e a falta de mastigação, estresse, uso de anticoncepcional, álcool em excesso, consumo habitual de alimentos refinados e ricos em açúcar, além de uma saúde digestiva e intestinal deficiente.
Vale a pena ressaltar que essa historia de se suplementar ou se medicar sem orientação profissional pode ser ainda mais prejudicial. Associar sinais e sintomas com os exames é fundamental para o equilíbrio de todo o organismo. Além disso, cada um reage de uma maneira e mesmo o que é natural pode ter efeitos colaterais. Também vale lembrar que um único nutriente pode não ter efeito quando todo um sistema está em desequilíbrio.
5. Garanta uma boa digestão e saúde do seu intestino
Para você ter uma digestão mais eficaz e com isso precisar de uma atenção menor do corpo você precisa ter uma digestão ótima. E claro sem contar na saúde do seu intestino que vai selecionar quem entra ou quem fica de for a do seu corpo. Costumo dizer que a boca é o portão de casa, já o intestino é a porta de entrada, se o ladrão está no jardim, o situação tende a estar mais controlada, agora se entrou dentro de casa (contato com a corrente sanguínea) ai a bagunça está feita. Primeira de tudo mastigue muito bem os alimentos, coma com calma, priorize comida de verdade, que você encontra na natureza sem a necessidade de processamento pelo homem.
6. Coma menos
Quando comemos demais, a circulação sanguínea é priorizada para digerir, absorver e assimilar os alimentos e seus nutrientes, por isso quando come-se além da conta, sentimos uma lentidão. Já quando comemos menos mais oxigênio disponibilizado para o cérebro, favorecendo assim o raciocínio e a disposição! Simmm ao contrário do que muita gente fala, você deve comer menos para ter mais energia! Não é a toa que a pratica de jejum tem sido usada por pessoas que desejam sua alta performance no negócios e na vida.
Agora que você já sabe, escolha uma entre essas dicas para você focar e realmente colocar em pratica no seu dia a dia. Faça isso durante 21 dias, assim facilita a formação do hábito e tornar isso automático na sua rotina. Depois inclua outro habito que achar interessante e vá inserindo um a um de maneira consistente e para a vida. Consumir um docinho de vez em quando ou com plena atenção não fará mau nenhum, alias pode até ser interessante. Essas dicas quando feitas num contexto integrativo, vão melhorar drasticamente sua energia e disposição para assim aproveitar verdadeiramente o que realmente vale a pena na vida!