O verdadeiro suco verde
Infelizmente mundo de hoje, esta cada vez mais tóxico!
Cada vez mais estamos expostos a mais de 80.000 toxinas, sendo que menos de 10% foram avaliadas para uso humano.
Eliminar a exposição a todo e qualquer poluente é humanamente impossível, mesmo se voce quiser morar no meio do mato, isolado de tudo e de todos, ainda esta exposto. Por isso é preciso ajudar o fígado, o principal órgão de desintoxicação, a lidar com todo essa tranqueira.
E é na hora da alimentação que temos grande poder de escolha, nos alimentamos pelo menos 3 vezes por dia, e nessa hora você pode se nutrir e ajudar o seu corpo na limpeza de todos esses poluente, ou se intoxicar ainda mais :(
Vale lembrar que até mesmo para a limpeza da nossa casa é necessário usar agua, da mesma maneira nao existe desintoxicação sem uma ótima hidratação.
E se levarmos em conta o horário que nosso fígado mais trabalha, entre 3 e 10hs da manhã, por isso as primeiras horas do seu dia é muito importante nesse quesito: nutrir-se ou intoxicar-se?
Portanto, beba pelo menos 1 copo de agua logo ao acordar. Outra estratégia que dá um up no fígado é beber um copo de Suco Verde, mas não esse suco que você vê bombando nas redes sociais, é sim o Suco da vida, o verdadeiro suco verde!
Só para voce ter uma ideia, você nao usa agua nele, e o liquido é a agua do alimento, ou seja, uma agua estruturada com maior poder de se incorporar nas células do corpo e promover hidratação e ainda, pelo fato do magnésio esta mais disponível, voce ganha muito mais energia e disposição
Quer conhecer ? Então continua aqui.
7 motivos para inclui-lo no seu dia a dia
Benefícia a saúde do coração e doas vasos.
Alto potencial de hidratação
Ótimo para hipertensos já que reduz a pressão arterial.
Combate as varizes, inchaço e celulite
Contribui para o emagrecimento
Auxiliam na desintoxicação
Melhoram significativamente a performance física e mental, considerados ergogênicos naturais.
SUCO DA VIDA, o verdadeiro suco verde.
O suco da vida é composto basicamente por:
1 pepino e/ou chuchu e/ou batata iacon e/abobrinha como base
Raízes: cenoura, beterraba, rabanete
Fruta: ½ maça Fuji por pessoa (melhor opção) ou limão ou 1 maracujá pequeno ou 1 fatia de abacaxi
1 punhado de folhas verdes - couve, folhas de brócolis, rúcula, agrião, chicória.
1 punhadinho de temperos gengibre, hortelã, salsinha, manjericão a gosto
1 fio de óleo extra virgem (azeite, óleo de coco, linhaça...)
Sementes hidratadas ou germinadas. Para hidratar as 5 unidades castanhas, 2 colheres de sopa linhaça ou chia ou 3 colheres de sopa de semente de girassol. Deixar de molho, durante à noite, em água. No dia seguinte, lavar, enxaguar e utilizar no suco.
Modo de Preparo:
Corte os legumes picados e um deles corte como socador, assim facilita a trituração. Coloque todos os ingredientes de modo que os mais fáceis de bater fiquem na camada mais próxima da hélice, bata bem. Acrescente as folhas e temperos. Bata bem, depois coe em coador de voal (panela furada). E pronto!
Algumas observações
Se tiver aparelhos tipos centrifuga ou “juicer” prefira as opções com extração a frio.
Chuchu e iacon conferem um sabor mais docinho. A iacon também fornece agua assim como o pepino, aumentando o rendimento
Beber preferencialmente pela manhã até as 10horas.
Evite o espinafre caso tenha tendência a cálculo renal ou cristais de oxalato de cálcio na urina.
Rúcula, espinafre, agrião e beterraba melhoram VO2 e rendimento de atletas. Também pode reduzir a pressão arterial, por isso quem usa medicação ou tem pressão baixa deve ter atenção.
Delicie-se do sabor e energia proporcionada por essa maravilha!
Mas por que coar?
Ao coar você reduz significativamente os fatores anti nutricionais e aumenta a biodisponibilidade da clorofila, magnésio e enzimas presentes nesses alimentos, ou seja, voce aproveita mais e melhor seus benefícios.
Para isso voce vai precisar de um coador, conhecido como panela furada, que você encontra em casas de naturais ou ainda, pode confeccionar em casa, é muito fácil!
Basta cortar um pedaço de voal na forma de um circulo com diâmetro de 50 a 60cm, queimar as bordas com uma vela. Fure as bordas com um incenso (deixando buracos para passar o elástico). Passe o elástico e de um nó. Veja mais detalhes em vídeo aqui
Conservação
Tomar o suco fresco – feito na hora – é a melhor opção. Isso porque, logo que o suco verde fica exposto ao ar, suas enzimas começam a se degradar e a perder parte do seu conteúdo nutricional. Mas verdade seja dita, tem dias que bate aqueeela preguiça ou simplesmente não dá pra acordar a vizinhança inteira com o barulho do liquidificador… e então vem a dúvida: será que eu posso guardar suco verde e tomar outro dia?
A resposta para suas preces é… SIM!
Você pode guardar o suco verde na geladeira por até 24 horas e a maior preocupação que você deve ter ao prepará-lo com antecedência é a de minimizar a oxidação. Portanto a dica é: quanto menos tempo o suco ficar exposto ao ar, melhor. Por isso assim que fizer o suco, engarrafe e refrigere! Dessa forma, aumentam as chance de manter os nutrientes intactos.
Pode congelar?
Sim, você também pode congelar o suco verde por até 1 mês. Embora toda a maravilhosidade dos nutrientes seja um pouco comprometida, mesmo assim suco verde congelado é melhor do que nenhum suco verde. Portanto lembre-se de ser rápida na cozinha: quanto menos tempo ele ficar exposto melhor! Por isso, fez o suco, engarrafou e congelou!
Para descongelar é super simples e você pode fazer de duas maneiras: na noite anterior tire do freezer e coloque na geladeira ou pela manhã mergulhe por alguns minutinhos em água morna e beba logo em seguida!
Dicas para reduzir a oxidação
Sempre que possível adicione o suco de ½ limão na sua receita ou kombucha ou kefir
Guarde o suco em um recipiente na medida exata para o consumo.
Evite beber e colocar de volta na geladeira. Você não vai querer fazer da sua geladeira um laboratório para cultura de bactérias, né?
Se for congelar deixe um espaço para dilatação, assim você evita que a garrafa estoure dentro do seu freezer.
Frascos de vidro são o ideal para conservar as propriedades do seu suco verde. Você pode reaproveitar embalagens de conserva, garrafas de suco de uva ou leite de coco. Protege sua saúde e do meio ambiente : )
O que fazer com o bagaço?
As possibilidades são infinitas e tudo vai depender da sua criatividade e do seu paladar!
Vitamine as massas de panquecas adicionando um pouco da polpa a receita.
Acrescente em sopas e caldos para engrossar e aumentar a densidade nutricional e de fibras.
Coloque no caldo de frango ou caldo de legumes caseiro!
Use a polpa para adicionar mais fibra ao molho de tomate de massas ou acrescente como uma camada no meio da lasanha!
Acrescente um pouco do bagaço na massa de bolos, cupcakes, pães… Bagaços com cenoura, batata doce, espinafre e maçãs funcionam perfeitamente em quase todas as receitas!
Faça almôndegas ou hambúrgueres super vitaminados, basta acrescentar um pouco da fibra na receita
Coloque na fritatta ou no omelete para obter mais fibras, vitaminas e minerais.
Misture com um pouco de ricota (ou cream cheese) e faça um “dip” incrível para comer com vegetais ou passar em sanduíches. Você ainda pode temperar com ervas aromáticas, alho ou um pouco de pimenta.
Faça biscoitos de polpa de suco verde!
Use o bagaço para fazer pizza! Da massa até o molho
Coloque no caldo da Salada de Frutas.
Farofa temperadas com alho, salsinha, açafrão, paprica... Pode acrescentar farinha de mandioca ou não.
Desidrate e faça granola de “bagaço” com um pouco de nozes, sementes e frutas secas.
Vitamine a sua Guacamole.
Misture na ração do seu dog ou faça biscoitinhos de cachorro com a polpa!
E se nada der certo….Faça adubo!
Receita 1 | Bolinho de chuva
Você vai precisar de:
2 ovos caipiras
2 bananas
leite de coco
Resíduo de suco verde
farinha de coco ou coco ralado
raspas da casca de limão (opcional)
pitada de sal rosa
óleo de coco ou ghee para fritar
Como preparar:
Misture os ingrediente, sendo por último a goma de tapioca, a massa deve ficar mais encorpada, que de para colocar na frigideira e formar os bolinhos. A frigideira deve estar previamente aquecida. Coloque o bolinho com colher de sopa até ficar dourado. Coloque sobre papel toalha e bom apetite!
Receita 2 | Bolo sem farinha
Você vai precisar de:
6 ovos caipiras
10 colheres de sopa do residuo de suco da vida
7 a 10 bananas caturras
Canela em pó a gosto
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de óleo de coco
1 colher de sopa de fermento de bolo
Como preparar:
Bata o resíduos, ovos e gordura no liquidificador. Amasse algumas bananas e algumas deixe em rodelas. Misture tudo e acrescente canela. Por ultimo adicione 1 colher de chá de fermento de bolo.
Observações
Conforme os ingredientes do resíduo a liga é uma, A massa deve ficar um pouco mais consistente do que bolo comum. Não colocar agrião, rúcula, ou muita couve no suco, senão amarga. Uso mais chicória, alface, broto de alfafa e trevo de verde, legumes cenoura, rabanete, muito chuchu e, em relação as semente as de girassol conferem melhor consistência, mas vario bastante, uso também sementes de abobora ou nuts. Sempre deixada previamente de molhos para o suco!