top of page

Meus Conteúdos

Você já ouviu falar em Mindful Eating ou Alimentação Consciente?


Uma nova frente, já bastante difundida nos EUA, mas pouco conhecida por aqui, baseada em conceitos da Psicologia Positiva, da Tradição Budista e do Mindfulness (atenção plena no momento presente), estabeleceu a prática da Alimentação com Atenção Plena ou Consciente ou Mindful Eating.


Com diferentes nomenclaturas mas com a mesma proposta: estar conscientes de nossas ações, motivações, sensações, sentimentos e pensamentos durante todo o processo de se alimentar. Desde o aparecimento da fome ou gula, passando pela escolha ou preparação dos alimentos, até o processo de digestão.


Mindful eating alimentação consciente

Dessa maneira você começa a se reconectar com as suas necessidades e não ao que os outros te impõe, melhora muito sua relação com a comida e com seu corpo.


Assim a Alimentação Consciente é uma pratica que favorece a atenção no momento das refeições. Ajuda a perceber as emoções, sensações e pensamentos que estão relacionados com o comer. Trazendo consciência aos sinais diários que o corpo nos manda, facilitando a diferenciação da fome física da emocional. Tudo isso gera melhores escolha dos nossos alimentos e impulsiona a adoção de hábitos saudáveis de maneira leve e prazerosa.


O alimento é uma forma de nutrir não somente o corpo, como também nutrir a mente e o coração.


Estar consciente é o ponto chave. Ao dar atenção a pequenas rotinas do dia-a-dia, como a alimentação, percebemos o piloto automático em que vivemos e, com isso, podemos incorporar pequenas e significativas mudanças em caminho a melhores hábitos de vida.


A alimentação com consciência plena permite que as pessoas passem a se conectar com a experiência sensorial e emocional do comer. As pessoas que adotam este comportamento ao se alimentar, descrevem a experiência como um despertar, descobrindo o verdadeiro sabor dos alimentos, fazendo com que este momento básico do dia-a-dia se torne ainda mais prazerosa, enquanto aguça a percepção de saciedade.


Outros benefícios da Alimentação com Atenção Plena:
  • Aumenta a percepção do que é fome fisiológica e fome emocional

  • Trata distúrbios alimentares

  • Muda a forma como fazemos a escolha dos nossos alimentos

  • Altera o modo como nos relacionamos com nosso próprio corpo e imagem

  • Nutre não somente o corpo, mas também a mente

  • Aguça a percepção de como a sua alimentação se relaciona com outros seres e com o mundo

  • Faz com que você tenha consciência de suas reais necessidades alimentares

  • Impulsiona a adoção de hábitos alimentares saudáveis

  • Ajuda a controlar a fome e a ansiedade


Curiosidade!

Os cinco sentidos são os portões através dos quais o cérebro entra em contato com o mundo exterior. Dependemos primariamente dos sentidos da visão e audição porque nos revelam rapidamente sobre o ambiente ao redor. Os demais sentidos – olfato, paladar e tato – são usados pelo homem moderno, infelizmente, com menor precisão. No passado histórico da humanidade, o olfato era muito mais relevante que nos dias de hoje. Bons exemplos: seguir a caça, sentir as mudanças do clima e até diagnosticar doenças pelo cheiro. E mais, o sentido do olfato é o que guarda a mais estreita relação com ativação da memória afetiva e emocional, pois se relaciona diretamente com o hipocampo (centro da formação da memória e mapas mentais) e com o sistema límbico; local onde ocorre o processamento das emoções. Assim, o aroma de pão fresco, café ou e uma flor nos desperta emoções que estimulam a memória para diversos acontecimentos de nossa vida.



Ficou interessado?

Para desenvolver essa sabedoria, consciência e liberdade no ato de se alimentar disponibilizo um programa de 8 semanas em que você vai treinar essa prática e descobrir uma nova forma de se alimentar com mais saude, liberdade e prazer. Para mais informações clique aqui.



Posts recentes

Ver tudo
Destaque
Siga-me
Arquivos
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Cinza ícone do YouTube
bottom of page