top of page

Meus Conteúdos

8 pontos Fundamentais para saúde digestiva e intestinal


Como você protege sua casa de estranhos? O portão pode ate ficar aberto as vezes, mas a porta já não. Ter uma porta forte e uma fechadura de qualidade e mantê-la trancada e abrir somente quando assim queremos é de grande importância para manter a casa em ordem, certo? Entrar apenas quem você deseja e que te alegra, te nutre de alguma maneira.


Intestino porta da sua casa

A boca é seu portão, se o bandido esta no jardim, ok. Pode ser que até haja algum dano, mas os danos são bem menores, concorda? Ele ainda precisa chegar ate a porta e se sua digestão esta adequada ela deixa os ladrões mais fracos. Agora se ele entra dentro da sua casa ai que complica, bagunça tudo, te rouba, te tira energia....

Nosso intestino é essa porta e suas células a fechadura. Que quando saudável, seleciona cuidadosamente cada visita, cada nutrientes para que entre só quem mantem a energia da casa em ordem. Agora quando a fechadura estraga... qualquer um pode entrar, bandidos e mocinhos! Mas um detalhe a ser considerado, a galera gente boa dificilmente vai querer entrar, pois quem vai quer ficar numa casa cheia de coisa ruim, de barra pesada? L

A partir da nossa saúde digestiva e intestinal que tudo se inicia, que nosso corpo se compõe. Cada célula é formado de pelo menos 42 nutrientes distintos e quem deixa ou não entrar esses nutrientes é nosso intestino. Para você ter uma ideia existe uma relação enorme entre nosso intestino e nosso cérebro, e digo mais, ambos são formados do mesmo tecido embrionário.

Existem 5 fatores cruciais para sua casa ficar em perfeita ordem. Sua casa saudável significa cabelos e pele invejáveis, uma vitalidade e saúde extraordinária e um corpo que você se orgulha ao olhar no espelho. Quer conhecer? Então vamos lá:

  1. Comer comida que te nutre, matéria prima de qualidade

  2. Mastigar e Digerir muito bem esse alimento para disponibilizar os nutriente, para isso,

  3. Absorver o que precisamos e mandar embora o que não é nutrientes (permeabilidade seletiva). Só deve entrar em contato com o sangue nutrientes, caso contrario o corpo reconhece como agente estranho e arma seu exercito ou seja, inflama! Ai a guerra esta armada e com isso celulite, gordura, adeus massa muscular, saúde e disposição.

  4. Direcionar os nutrientes para exercerem sua função

  5. Excretar, ou seja, jogar fora do corpo o que foi usado e não tem mais função.

Talvez você tenha percebido mas os itens 2 e 3 dependem exclusivamente do trato gastrintestinal. Além dessas funções de extrema importância estão:

  • Imunidade, mais de 85% do sistema imune esta intimamente ligado ao nosso trato gastrintestinal.

  • Importante papel na saúde hormonal

  • Bem estar. Mais de 80% da serotonina, hormônio do bem estar é produzido no intestino. Muitos especialistas chamam ele de nosso segundo cérebro.

  • Importância fundamental na saúde do nosso fígado

  • Participa da ativamente da limpeza do organismo, ou seja, da desintoxicação.

E para que tudo isso ocorra há algo fundamental, o equilíbrio de bactérias, sim isso mesmo que você leu! Temos 100x mais bactérias no nosso corpo do que células! Estudos atuais tem provado cada vez mais sua importância na saúde de todo o nosso corpo.

Quando essas bactérias estão em desequilíbrio chamamos de Disbiose. O que altera o funcionamento do trato gastrintestinal e conseqüentemente o aproveitamento dos nutrientes, danifica a função de barreira (permeabilidade seletiva), tendência a mau humor, entre outros. Seu sintomas pode se manifestar através de vários sinais, nas mais diferentes regiões do corpo, como por exemplo:

  • na pele, aumentando a oleosidade, causando acne, tornando-a suscetível a infecções freqüentes (micoses, otites etc).

  • nas unhas, causando manchas brancas, crescimento estriado, descamação, tornando-as frágeis e quebradiças.

  • no peso corporal, levando à diminuição excessiva ou à obesidade.

  • na língua, tornando-a esbranquiçada, ou com rachaduras, podendo causar mau hálito.

  • nos órgãos genitais, podendo levar mulheres a desenvolver candidíase, por exemplo.

  • no próprio estômago e intestino, podendo levar à azia, sensação de "peso no estômago" após as refeições, formação de gases, ou até mesmo a própria constipação entre outros.

  • na disposição, fazendo com que o indivíduo sinta um cansaço freqüente e aparentemente sem motivo, ou mesmo uma sonolência excessiva após fazer grandes refeições.

Como podemos perceber, é um problema muito mais comum do que poderíamos imaginar, e atinge praticamente toda a população. Esses são apenas alguns exemplos de problemas relacionados a disbiose, dependendo do individuo os sinais e sintomas podem se manifestar de forma única.

Você deve estar se perguntando quais as causas da disbiose existe uma série de fatores, tais como:

  • Uso indiscriminado de antibióticos, antifúngicos, antiinflamatórios, antiácidos, corticóides, anticoncepcionais, estrógeno, laxantes, etc..,

  • Má alimentação e monotonia alimentar.

  • Excesso de alimentos industrializados e processados (embutidos)

  • Stress

  • Intoxicações diversas (agrotóxicos, metais pesados, álcool, fumo, etc)

  • Falta de mastigação

  • Comer demais

  • Alergias alimentares

Com a soma destes fatores o equilíbrio entre o homem e os microorganismos é perdido. Passam a preponderar as bactérias intestinais que provocam doenças em detrimento da flora normal. A capacidade defensiva do organismo é prejudicada, já que 80% do sistema imune estão localizados nas paredes dos intestinos delgado e grosso.

Portanto para desfrutar de um corpo que você se orgulha ao ver no espelho, pele e cabelos de propaganda, mais bem estar, energia e disposição, passar os anos com vitalidade e disposição e ser verdadeiramente feliz sua digestão e intestino precisam estar saudáveis!

Por isso, o melhor é não deixar “os bandidos” no nosso jardim, certo? E para isso faça melhores escolhas assim “eles” ficam longe! Para ajudar você vou te contar 8 dicas para proteger o seu lar!

Conheça 8 pontos Fundamentais para saúde digestiva e intestinal


Saude digestiva e intestinal

  1. Mantenha-se hidratada.

  2. Coma apenas quando se tem fome, saia da mesa quando estiver 80% satisfeito.

  3. Mastigue muito bem. Coma com calma, antes de comer pare, respire, se conecte com o momento e só então inicie a refeição.

  4. Evite o liquido junto a refeição, especialmente gelados.

  5. Exclua, açúcar, farinhas refinadas, alimentos industrializados ricos em conservantes, corantes (para escolha use o critério menor prazo de validade e menor número de ingredientes - lembre-se quanto maior a data de validade)

  6. Evite bebidas alcoólicas ao máximo.

  7. Limite o café a 2 xicaras por dia.

  8. Priorize vegetais, verduras, legumes. Seguido das frutas e sementes, tubérculos, aveia, quinoa, amaranto. Castanhas, nozes, depende do caso.

Lembre-se a saúde do trato gastrintestinal vai determinar sua saúde, do seu corpo, da sua casa! Cuide dela como você protege seu lar de bandidos, pois na possibilidade de um assalto o prejuízo pode ser incalculável. Sua saúde a saúde de sua família é o seu Bem mais precioso!

Posts recentes

Ver tudo
Destaque
Siga-me
Arquivos
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Cinza ícone do YouTube
bottom of page