Saúde Hormonal na Mulher
Ansiedade, TPM, alteração de humor repentina, acne na vida adulta, ciclo irregular, perda de cabelo, ganho de peso, especialmente no quadril, dor nos seios , difícil pegar no sono, dores de cabeça relacionadas a menstruação....
Você se identifica com alguns dos sintomas que mencionei? Alguns? Todos juntos reunidos?
Ou ainda você tem Síndrome do ovário policístico, endometriose, fibrose, historia de câncer de mama ou ovário?
Bom esses sintomas e doenças são diretamente relacionados com a desregulação de hormônios, excesso de um e falta de outro ou mesmo excesso ou falta de ambos.
E quando se fala em hormônios sexuais não tem como deixar de falar em qualidade da alimentação, sobretudo gorduras, saúde do fígado e saúde do intestino.
As gorduras são as precursoras do colesterol, que é o grande precursor dos hormônios. Elas também são as responsáveis pela capacidade de transportar "informações" entre as células além de influenciar na sensibilidade dos receptores hormonais. Tanto o excesso quanto a falta de gordura na dieta podem afetar esse ciclo, mas o mais importante são os tipos de gordura consumidos e o equilíbrio entre elas.
Outro ponto a ser considerado é o consumo açúcares e carboidratos que gera picos de insulina, que como maestro da sinfonia hormonal, comanda todos os outros hormônios e até mesmo silencia a função desses hormônios. Portanto consumi-los de forma inteligente é de grande importância. Para você saber mais leia aqui!
O fígado é o grande metabolizador e ativador dos hormônios. É ele quem transforma os hormônios em sua forma ativa e elimina os excessos. Se há deficiência de nutrientes, intoxicação (álcool, medicamentos, má alimentação, agrotóxicos) ou mesmo alterações genéticas nas vias de eliminação, o funcionamento hormonal pode ser afetado. Sob uma perspectiva mais humana, também não podemos desconsiderar o papel que as emoções tem em afetar o fígado (muito bem pregado pela medicina chinesa), principalmente a raiva e o rancor.
O funcionamento adequado do intestino determina se os excessos eliminados pelo fígado serão realmente eliminados ou reabsorvidos. Um intestino preso ou hiperpermeável reabsorve mais hormônios, principalmente estrógenos. Os tipos de bactérias presentes no intestino também são determinantes, pois bactérias ruins metabolizam mais o estrógeno. O consumo excessivo de carnes parece aumentar este tipo de bactéria.
Outros fatores relacionados com problemas hormonais são:
Estresse, que altera os níveis de cortisol e prolactina que alteram todo o ciclo hormonal.
Equívocos alimentares como excesso de açúcar e carboidratos
Plásticos, pesticidas, agrotóxicos, óleo mineral e todos outros derivados de petróleo comum em hidrantes e nos diversos produtos da indústria de cosméticos.
Nas carnes de animas criados confinados ou em cativeiro.
Em anticoncepcionais hormonais, na reposição hormonal a base de etinil estradiol e similares.
9 dicas para melhorar a saúde dos seus hormônios
Consuma muitos vegetais, verduras e legumes em abundância.
Prefira as frutas com menor teor de açúcar e as mais doces consuma como sobremesa conforme falei aqui
Consuma gordura de qualidade como abacate, coco e sua gordura, manteiga ghee, castanhas, azeite de oliva.
As sementes de abobora, gergelim, semente de girassol, linhaça, chia tem um papel muito especial na produção hormonal. De acordo com seu perfil hormonal e ciclo menstrual elas são introduzidas para regularização seus hormônios.
Evite ao máximo comida industrializadas, especialmente com gordura hidrogenadas, interesterificadas, vegetal, enfim toda e qualquer gordura modificada pela industrialização
Mantenha uma saúde intestinal adequada. Para saber mais clique aqui
Beba muita agua. Leia dicas aqui
Durma bem e busque forma de administra melhor seu estresse
Busque minimizar a exposição a poluentes. Aliado a saúde do seu intestino seu fígados consequentemente trabalha melhor.
Os homônimos funcionam como uma orquestra e para uma sinfonia perfeita todos os instrumentos devem estar afinados e em harmonia com todos os outros e o maestro deve fornecem todas as informações necessárias para que eles toquem um espetáculos. Nossa alimentação é o maestro e os órgãos são os instrumentos. O maestro precisa fornecer os nutrientes adequados, gorduras de boa qualidade, para que fígado e intestino, e demais órgãos estejam afinados e executem sua musica com melodia e perfeição.