top of page

Meus Conteúdos

Como acabar com a ansiedade e estresse de uma maneira simples e sem gastar nada!!


Estresse, angustia, ansiedade, dificuldade para dormir e para piorar o quadro você acaba descontando as emoções na comida, come sem fome ou de forma exagerada e depois se culpa e volta a ciclo vicioso que dificulta você eliminar as gordurinhas extras ou excesso de peso. Mas os prejuízos vão muito além, apesar desses incômodos não indicarem nenhuma doença graves eles podem sim se desenvolverem e contribuir para depressão, síndrome do pânico e outros problemas séricos.


Estresse e ansiedade

A boa noticia é que existem técnicas simples e melhor sem tomar remédios, sem carregar itens na bolsa e sem gastar nada, ficou curiosa? O oxigênio quando circula de forma adequada pelo corpo a tendência é que o organismo relaxe e se acalme favorecendo a liberação de substancia que ajudam a você ter mais calma e clareza o que refletira diretamente nas suas escolhas alimentares.

E como fazer isso é mais simples que você pensa e você já faz e até esta fazendo, ou seja, enquanto lê esse texto você respira, mas talvez não da forma correta.

Portanto, para iniciar sigas as seguintes dicas:

  1. Atente-se a sua respiração, ao ar entrando e saindo pelas suas narinas.

  2. Perceba ela, se é curta e rápida ou se mais profunda, lenta...

  3. Quem se meche mais? Seus ombros e tórax ou seu abdômen?

  4. Fique mais alguns segundos se observando. Se desejar feche os olhos.

  5. Coloque a mão no abdômen próxima ao umbigo.

  6. Respire pelo nariz e encha os pulmões de ar, procure levar sua atenção ao abdômen, percebendo que ela se movimenta. Você pode imaginar que está enchendo uma bexiga que está dentro de sua barriga. Ao respirar, conte até 4 ou 5 para que o pulmão e o abdômen fiquem expandidos.

  7. Solte a respiração pela boca contando até 8 ou 10 esvaziando completamente o pulmão e o abdômen.

  8. Repita 5 vezes a respiração, evolua aos poucos até 10 ciclos de inspiração e expiração.


Ansiedade e estresse respire

Talvez você sinta tontura ou veja “bolinhas” ao abrir os olhos, saiba que isso é normal e vai desaparecer. Isso acontece, porque o cérebro recebe mais oxigênio do que está acostumado, mas é interessante ir adaptando o ritmo de forma que fique confortável e não gere sensação de náusea.

É importante que você aprenda a fazer a respiração treinando-a pelo menos uma vez ao dia assim, quando algo acontecer, seu organismo estará acostumado a utilizar da respiração diafragmática quando necessário.

Quando respiramos com o abdômen, assim como o bebe, chamamos de respiração diafragmática, ou respiração profunda. E é assim chamada porque expande o diafragma e leva o ar rico em oxigênio até o abdômen. É através dessa técnica que se consegue aumentar significantemente a capacidade dos pulmões em mais do dobro, deste modo todo o corpo é mais oxigenado, inclusive o cérebro.

A respiração pode ser utilizada por todos nos momentos de tensão e stress. É o primeiro passo para restabelecer o equilíbrio e também para o relaxamento, desconstruindo o mecanismo de luta ou fuga. Também é uma excelente ferramenta para quem tem dificuldades para dormir e mesmo para eventos ligados à síndrome do pânico.


Confira o vídeo que que foi ao ar no programa Fantástico da Rede Globo que ilustra muito bem a técnica da respiração diafragmática. Segue o link

Experimente e comente sua experiência!

Se gostou dá um curtir assim vou saber o que estou escrevendo está sendo útil de alguma maneira para você!

Posts recentes

Ver tudo
Destaque
Siga-me
Arquivos
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Cinza ícone do YouTube
bottom of page