top of page

Meus Conteúdos

Sal qual devo usar?


Sabe-se que o ser humano não pode viver sem o sal, inclusive o tão mal falado cloreto de sódio, substancia essencial para a manutenção do metabolismo e do equilíbrio do sistema imune, ou de defesa.

Na natureza os seres vivos adquirem o sódio dos alimentos, sem precisar adicionar coisa alguma, como no caso do sal extra usado pelo homem. Na verdade, se vivêssemos em ambiente bem natural, consumindo apenas alimentos naturalmente retirados do meio ambiente, não precisaríamos de sal.


Sal qual usar

Porém vivemos hoje uma situação mais artificial, sendo grande o nosso desgaste físico e a conseqüente perda de minerais importantes, seja pelo "estresse" moderno, excesso de trabalho, perturbações emocionais (por exemplo, a perda de Zinco nas neuroses e psicoses), seja pelos antinutrientes da dieta comum (açúcar branco, farinhas refinadas etc.) e pela má alimentação, além dos solos empobrecidos pelos sistemas de agricultura convencionais.

Bom mas como escolher a melhor diante de tantas opções? Como podemos fazer as melhores escolhas?

Separei algumas dicas e considerações para que você tenha informação certa para assim fazer suas melhores escolhas.

  • Prefira sempre sal não refinado e que na lista de ingredientes seja preferencialmente apenas sal, livre de aditivos.

  • Sal de qualidade é levemente úmido. Para o sal ficar soltinho e sair do saleiro com facilidade é adicionado varias substancia, muitas vezes toxicas, entre elas silicato aluminado de sódio e ate talco.

  • O sal integral para consumo animal, do gado não é para humanos. Pois é aditivado com mineiras para alimentação e cuidados de saude dos Bovinos.

  • Se você mora em regiões litorâneas, opte pelo sal não iodado. Sei que é mais difícil de encontrar. Mas especialmente para quem sofre de problemas como tireoidite de auto imune, como de Hashimoto, o consumo deve ser criteriosamente avaliado, já que o excesso do iodo pode favorecer o quadro. No site da aromarte você encontra sal sem iodo ou sal de guerande.

  • E o sal rosa tão em voga!? Bom ate devido o excesso de holofotes no seu consumo hoje encontramos ele apenas iodado, isso é uma pena conforme mencionei no item anterior. Além disso, também deve ser avaliado ou ao menos variado pois apresenta quantias de flúor que em alguns casos pode ser contraindicado. Claro que o consumo de sal, independente do tipo deve ser moderado

  • Mas e se pensarmos nas nossas crianças? As quantias de flúor indicada é de algo entre 0,05 e 0,07 miligramas de fluoreto para cada quilo de peso corporal. O sal rosa possui cerca de 231ppm de flúor, o que em seria 0,23mg por 1g de sal, conforme o site http://www.poisonfluoride.com/pfpc/html/analysis.html . Numa criança de 20kg com apenas 500mg de sal seu consumo de flúor é atingido, contudo temos flúor na agua, nas pastas de dentes e claro nos alimentos (chá preto e uva passa se destacam nesse quesito).

Portanto, no reino da nutrição o que é saudável para uns pode ser amargo veneno para outros. Considerar a individualidade é a melhor recomendação para saber o que e melhor para você. Não existe alimento ideal para todo mundo.

Use o bom senso, na duvida varie as fontes na sua alimentação, inclusive dos tipos de sal usado. E na possibilidade de problemas de saúde, consulte um profissional nutricionista que trabalhe com sua individualidade, associar sinais e sintomas com avaliações de exames específicos!

Posts recentes

Ver tudo
Destaque
Siga-me
Arquivos
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Cinza ícone do YouTube
bottom of page