top of page

Meus Conteúdos

Carboidratos: Saiba como consumir de forma inteligente

Nos dias atuais toda hora na mídia e redes sociais ouvimos falar sobre que os carboidratos são grandes vilões de um corpo saudável e livre de gorduras!

Mas será que é assim mesmo?

Vamos esclarecer um pouco mais sobre esse tema tão importante e ao mesmo tempo tão polemico e, que tem gerado verdadeira confusão na cabeças das pessoas.

Primeiro de tudo, o que são e para que servem os carboidratos?

Carboidratos são moléculas compostas por subunidades de açúcares. Esses açúcares podem estar ligados em pequenas ou grandes cadeias, sendo respectivamente considerados os carboidratos simples e os complexos.

E sua função é, via regra geral, fornecer energia para o metabolismo funcionar... especialmente uma energia mais rápida, por exemplos para uma contração muscular ou ate o coração bater...

Mas então qual é o problema de consumi-los?

O problema é que atualmente, o homem consome mais açúcares do que nunca, carboidratos na sua forma mais simples, que são rapidamente digeridos e absorvidos pelo corpo. O que gera grandes picos de açúcar no sangue. E isso é ruim. O pâncreas vai produzir insulina rapidamente o que gera uma queda brusca e você fica sem energia. Quando esses picos e quedas ocorrem de forma repetitiva desequilibra e favorece varias doenças, como diabete, obesidade, câncer...

Assim, o problema não é comer carboidratos, e sim o TIPO e seu impacto no seu sangue. É aí que estamos errando.

Saber consumir esse nutriente de forma inteligente é uma arte.

Então é isso que quero esclarecer para você ;)

Entre os carboidratos simples estão o açúcar propriamente dito, inclusive o mascavo, mel, melado, todas as farinhas refinadas, de trigo, arroz, amido de milho, polvilhos e até mesmo a atual queridinha das dieta a tapioca... Isso mesmo 1 colher de tapioca = 1 colher de açúcar para teu corpo.

Esses ingredientes estão presentes como base de alimentos processados e industrializados, o que prejudica sua saúde e favorece o lucro das industrias alimentícias (e ouso dizer a farmacêutica)

carboidratos

Por isso é fundamental aprender a substituir adequadamente.

Aí que entram os bons carboidratos, ou seja, complexos e as fibras vegetais.

Batatas, aipim, aveia, feijões, pinhão, biomassa de banana verde, aboboras, são exemplos de carboidratos complexos e que são absorvidos lentamente, sendo considerados de baixo índice glicêmico.

Nesse sentido vale destacar que que praticamente todos os vegetais possuem quantias de carboidratos e de absorção lenta. Cenoura, ate mesmo abacate, abobrinha e morangos, fornecem carboidratos em doses homeopáticas, quantias significativas de fibras, e mais um porção de substâncias benéficas para seu corpo.

Conforme a individualidade, rotina, genética, se é sedentários ou o tipo de treino, você terá uma necessidade especifica.

E nesse sentindo, os carboidratos simples podem ser usados, mas de forma inteligente. Por exemplo como pós treino, melhor momento para consumi-los.

Ou quando usado em conjunto com alimentos com alta quantia de fibras e/ou gorduras que tornam mais lenta a digestão e absorção desse carboidrato e seu impacto no sangue.

O segredo esta equilíbrio. Nem mais nem menos.

Esqueça respostas prontas. A individualidade é soberana,

Para saber o que funciona ou não você precisa experimentar e avaliar de diferentes formas e possibilidade.

Beijos da nutri

Posts recentes

Ver tudo
Destaque
Siga-me
Arquivos
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Cinza ícone do YouTube
bottom of page