top of page

Meus Conteúdos

7 fatores que favorecem o desespero por doce


Ao longo do dia surge aquela desesperadora vontade de comer um chocolate, um docinho ou outras guloseimas para adoçar a boca.... Quem aí tem ou pelo menos já teve essa sensação em algum momento da vida?!


Isso porque o desejo por algo doce pode ter razões que vão além de uma simples falta de força de vontade.





Hábitos, alimentação desbalanceada e alguns desequilíbrios orgânicos favorecem um verdadeiro desespero pelo sabor doce, o que coloca em risco qualquer dieta!

Conheça 7 fatores envolvidos e fique atento se algum deles pode estar acontecendo com você!

1. Alimentação rica em refinados:

O consumo habitual de alimentos refinados, pobres em fibras faz com que a absorção de glicose pelo organismo fique irregular, o que leva a desequilíbrios de energia e mais fome. Procure priorizar vegetais e legumes ricos em fibras, biomassa de banana verde, sementes e boas gorduras. Especialmente quando consumir pães, massas, arroz, biscoitos alimentos com rápida absorção do açúcar.





2. Hábito

Todo hábito é criado através de repetição. Se você acostuma o seu organismo a comer doces sempre após uma refeição, você sempre terá essa vontade. Que tal sofrer uns dias e ver se o hábito não vai embora?


3. Diminuição de serotonina:

Uma baixa produção desse hormônio pode levar a desânimo, alterações no sono e compulsão alimentar, especialmente por doces e carboidratos. Como a grande parte da serotonina é produzida no intestino (cerca de 75%), cuidar da saúde intestinal é fundamental.




4. Desequilíbrio de nutrientes:

Magnésio, cromo, vanádio, zinco e de vitaminas, do complexo B estão envolvidos no metabolismo da insulina, hormônio que controla o açúcar do sangue. Quando estão deficientes leva você a sentir uma fome constante. Por isso ter uma alimentação variada e incluir no cardápio alimentos, como nozes, cogumelos, brócolis ou tomar uma suplementação que os contenha. No caso de deficiências o melhor é a combinação dos dois!



5. Redução de drástica do consumo de carboidratos por um período longo

Pode desencadear compulsões alimentares e até vícios. Por isso não corte totalmente os carboidratos saudáveis do cardápio, procure um profissional para lhe orientar.


6. Baixo consumo de gorduras ou proteína:

Equilibre suas refeições para que tenham sempre boas fontes de gorduras boas (como azeite, abacate e castanhas) e fontes proteicas (peixe, ovo, amêndoas, sementes de abobora, grão de bico), assim seu corpo estará sempre nutrido e saciado.



7. Ansiedade:

Se você está comendo doces por pura ansiedade já está mais do que na hora de arregaçar a manga e trabalhar essa questão. Que tal um trabalho de terapia, acupuntura ou práticas uma respiração consciente ou atenção plena?!



E aí com qual dessas você acredita ser o principal responsável pela sua loucura por doces?

Conta para mim!!


Posts recentes

Ver tudo

Comments


Destaque
Siga-me
Arquivos
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Cinza ícone do YouTube
bottom of page