top of page

Meus Conteúdos

Dê ao corpo proteína de qualidade e na quantia adequada


Você, eu e todo e qualquer ser humano não vive sem proteína. Elas que compõem músculos, pele, ossos, hormônios, enzimas, unhas, cabelo através de suas subunidades chamadas aminoácidos.


Muita gente fala que para emagrecer vou comer proteína, e isso se justifica pelo fato que ela aumenta o gasto calórico e ajuda na saciedade.


Mas proteína pode ser uma faca de dois gumes:

De menos te enfraquece, demais te envelhece ou até adoece.


O consumo excessivo de proteína sobrecarrega os rins, pode favorecer o câncer, te envelhece, rouba os minerais dos ossos e ainda pode te engordar.





O corpo funciona com equilíbrio. Nem demais nem de menos.

Por isso é importante não exagerar: o corpo não absorve muito mais do que 30g de proteínas por refeição.  Para você ter uma ideia isso seria um pequeno filé de carne de 120g... ou ainda, uma concha de feijão com quatro colheres de sopa de arroz....


O que exceder sua capacidade de digestão e absorção alimentara bactérias ruins. E os famosos pummm mal cheirosos se deve ao excesso de proteína .


Evite desperdício.

É sua saúde e a saúde do planeta :)



Mas qual é a melhor proteína, animal ou vegetal?


A resposta vai depender do critério usado como melhor. Com relação aproveitamento pelo corpo, muitas pessoas pensam que basicamente a diferença é entre animal versus vegetal, e que a última teria baixa biodisponibilidade.


Mas na verdade, cada fonte de proteína é um aglomerado de várias frações de aminoácidos.

A proteína é decomposta pela digestão - e não existem aminoácidos vegetais ou animais, apenas aminoácidos.


E desses aminoácidos o corpo precisa de 8 que não é possível produzir no corpo de um adulto, sendo essenciais para a sobrevivência.


Assim, a diferença é que, em geral, as proteínas vegetais precisam ser combinadas entre si, e adequadamente preparadas.

Enquanto as proteínas animais possuem todos os aminoácidos essenciais.

Entretanto, mesmo que a proteína animal seja "mais completa" do que muitas proteínas vegetais, isto não a torna necessariamente melhor.

O que será melhor para seu corpo, proteínas vegetais ou animais, só seu corpo saberá dizer.


Ai é um fato importante clorela, spirulina, quinoa, amaranto, trigo sarraceno, semente de abobora são proteínas vegetais constituídas com todos os aminoácidos essenciais. A soja também possui mas prefira sempre sua versão fermentada como tempeh, nattoo, misso


O restante deve ser combinada para uma oferta de todos os aminoácidos essenciais, como exemplo de combinações: estão arroz e feijão, milho e ervilha, arroz preto e grão de bico. Castanhas, nozes, amêndoas, gergelim, semente de girassol também são fontes de proteínas vegetais.





Entre as animais temos as carnes, aves, peixes, ovos e queijos. Vale destacar que um ovo tem 6gramas de proteína, com metade na clara e metade na gema, sendo essa mais rica em outros nutrientes como ferro, vitamina A, cálcio... portanto sugiro que não a desperdice.


O que é determinante no quesito qualidade da proteína é você digeri-la adequadamente.

Nesse sentido a mastigação é crucial junto com um meio ácido no estomago para ocorrer a quebra em seus aminoácidos. E isso vale tanto para proteínas de origem vegetal quanto animal. E o uso do antiácidos prejudicam muito sua digestão e assim aproveitamento pelo corpo.


É a sua individualidade que vai determinar se você se adapta melhor a uma dieta vegetariana (ou vegana) ou a uma dieta onívora.


Não há regra universal. Escolhas diferentes funcionam para pessoas diferentes. 


Lembre-se: aquilo que serve para você pode não funcionar para seu vizinho.

Respeitar a individualidade e conviver com as diferenças é algo necessário, maduro e agradável



Beijos da nutri <3

Aline Radloff

Posts recentes

Ver tudo

コメント


Destaque
Siga-me
Arquivos
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Cinza ícone do YouTube
bottom of page