Detox
Conforme registros históricos, processos de desintoxicação são usados há milhares de anos. Praticamente todas as religiões recomendam momentos de purificação e, se formos perceber a natureza sinaliza isso através dos animais que quando adoecem comem determinadas plantas, ou até mesmo fazem jejum, conferindo condições para o corpo se purificar e assim curar.
E no mundo de hoje em que estamos expostos a incontáveis substâncias tóxicas, numa situação praticamente contínua, a desintoxicação é um importante meio que precisa ser feito de maneira sistemática se estivermos buscando uma ótima saúde.
A American Cancer Society sugere que 2/3 dos casos de câncer dos EUA são ocasionados apenas por 2 fatores: fumaça inalada e alimentos ingeridos.
O que evidencia a grande relação do nosso organismo com o ambiente e, sobretudo, nos indica que a nutrição pode fazer diferença significativa na saúde, sendo um dos princípios desse processo a desintoxicação adequada.
Entre as doenças, resultado das alterações da desintoxicação hepática, podem-se destacar: sensibilidades químicas múltiplas, reações farmacológicas adversas, alterações neurológicas, alterações do humor e do comportamento, fibromialgia e fadiga crônica, alterações imunitárias, inflamação crônica e câncer, entre outras.
E os benefícios não estão apenas nas doenças mas também ajuda na perda de peso, melhora da disposição e humor, na imunidade, fertilidade, melhora da digestão, elimina mau hálito, constipação, melhora da libido, TPM, reduz compulsão, alergias e hipersensibilidades múltiplas, melhora celulite e aparência da pele, reduz inchaço, retarda envelhecimento precoce, dores articulares, problema de pele e unha, perda de memoria, depressão, insônia, dores de cabeça...
Quanto melhor a saúde do seu fígado melhor para seu corpo. Para você ter uma ideia, o fígado desempenha um papel predominante no metabolismo, estando implicado em mais de 13 000 reações, sendo uma das suas funções principais é a desintoxicação.
Mas o que é desintoxicação?
A desintoxicação, ou detox, é uma forma do corpo realizar sua limpeza, eliminar toxinas provindas do meio externo e do seu próprio metabolismo com a finalidade de retirar a carga tóxica do corpo, e com isso favorecer seu equilíbrio.
Para isso especialmente fígado (60%), intestino (20%), rim, pele se mobilizam para auxiliar o corpo a se purificar. Entretanto, para que ocorra com sucesso, são necessários diversos nutrientes, como vitaminas e minerais, na ausência desses nutrientes este processo fica comprometido, e substâncias tóxicas ficam acumuladas no organismo.
Entre os aliados estão as verduras, legumes, frutas, ervas e especiarias livres de aditivos e agrotóxicos, com destaque a família do brócolis e couve, bem como alho, açafrão, gengibre, abacate, alimentos ricos em fibras e fermentados. Uma hidratação adequada também é de extrema importância.
Além disso para atingir este objetivo, é necessário evitar o que intoxica o corpo, como alimentos industrializados, alimentos ricos em agrotóxicos, bem como os de difícil digestão com grande potencial alergênicos, como laticínios, trigo, soja,... A carne vermelhas também deve ser evitada.
É importante ressaltar que a desintoxicação deve ser feita com muito cuidado.
Para você entender vou explicar melhor como todo esse processo acontece.
Primeiro de tudo para que a detox ocorra o primeiro passo é deslocar as toxinas dos tecidos em que estão localizados (como células de gordura, cérebro, osso) para o sangue. Aí então essas toxinas vão para o fígado e outros órgãos responsáveis por realizar a desintoxicação propriamente dita.
Para acontecer a desintoxicação precisa de dois processos enzimáticos que devem ocorrer de forma equilibrada, as chamadas de fase I e fase II.
As enzimas da fase I (que em conjunto se denominam citocromo P450) transformam os produtos tóxicos em formas intermediárias mais acessíveis para a fase II, as quais são muito mais reativas quimicamente e, portanto, mais tóxicas. Além disso a reação da fase I vem associada com produção de radicais livres, por isso a oferta de antioxidantes é de vital importância.
Produtos intermediários formados, as enzimas da fase II usam diferentes reações como glucoronidação, sulfatação, conjugação com glutationa, conjugação com glicina, metilação e acetilação. Todas essas dependem da disponibilidade de diversos nutrientes.
O desequilíbrio entre as fases I e II gera acumulo de toxinas no organismo, com os consequentes efeitos adversos para a saúde. E após toda essa transformação essas toxinas devem ser eliminadas pela urina, suor ou fezes, em sua maioria. Nesse sentido é fundamental deixar primeiro o intestino limpo.
Pois se esse intestino estiver desequilibrado há grande chance das toxinas serem reabsorvidas, tornando-as ainda mais prejudiciais.
Assim é recomendado que se faça uma ou mais limpeza intestinal antes, garantindo que o lixo metabólico seja adequadamente descartado. As estratégias para isso vão desde dietas especificas, consumo de determinadas fibras, enemas e/ou lavagens intestinais
Agora sim, com o intestino limpo, a limpeza do fígado pode ser iniciada.
Existem alguns protocolos para a detox os mais conhecidos são os Protocolos Hulda Clark, Andreas Moritiz e Medicina Indiana. Todos esses tem em similar o jejum de gordura. Também um processo bem conhecido é a dieta de fases .
E claro, como tudo existem contra indicações como:
Pessoas com história de internação hospitalar ou cirurgia recente
Hipertensão arterial ou diabetes mellitus descompensado
Insuficiência cardiaca e/ou doença cardíaca grave
Neoplasias do trato digestivo, Doenças neurológica
É importante salientar que não se aconselha fazer a limpeza enquanto o estado de enfermidade estiver muito agudo.
Além de substâncias vindas da alimentação ou do ambiente, nossas emoções também podem nos intoxicar ou desintoxicar. Por isso, coloque na sua rotina momentos que te nutrem emocionalmente, o contato com a natureza, ouvir uma boa musica, fazer uma massagem relaxante pode ser ótimas opções.
Desfrute de vitalidade do seu corpo, da sua mente e de suas emoções
Desfrute da vida ; )
Beijos da nutri <3
Aline
Comments