Dieta de 2 dias ou Jejum mimetizado: o que é e como fazer
Emagrecer de forma saudável, comendo o que quiser durante cinco dias da semana.
Essa é a promessa tentadora da dieta 5:2 (ou dieta dos dois dias). Com estudos castificas a dieta virou o livro e best selar “A Dieta dos 2 Dias”, de Michael Mosley e Mimi Spencer.
A dieta
Os autores propõem que em dois dias não consecutivos por semana você deve limitar-se a uma ingestão de 500 calorias em cada um deles.Para se ter uma ideia, uma banana tem em média 100 calorias.
No restante da semana, porém, é permitido comer normalmente de maneira equilibrada – junk food e alimentos ultra processados não estão liberados. O recomendado é consumir sua ingestão calórica média.
A dieta 5:2 é uma alternativa para quem tem dificuldade a se manter de dieta sete dias por semana.
Benefícios metabólicos
O mais interessante dessa estratégia para eliminar excesso de peso é ao reduzir a ingestão de calorias de forma intermitente e não de uma só vez, seu corpo entra em "modo repouso" em vez de "modo fome", que, ao contrário do anterior, faz com que o organismo estoque gordura.
Na dieta 5:2, o corpo recebe estímulos diferentes em dias alternados, deixando o metabolismo mais ativo e ajudando na perda de gordura.
Quando baixamos drasticamente a carga calórica e permanecemos em jejum por um tempo há uma melhora na sensibilidade à insulina – diminuindo o risco de diabetes tipo 2 - , qualidade do sono, manutenção de energia e diminuição da compulsão alimentar. A estratégia parece ser inclusive interessante a pacientes em tratamento com quimioterapia melhorando a resposta ao tratamento e reduzindo os efeitos colaterais do mesmo.
No início é normal sentir fome durante os dias de ingestão calórica baixa, mas para evitar o ataque à geladeira, a recomendação é enganar o estômago fazendo pequenos lanches ao longo do dia, distribuindo as calorias.
Vale também incluir líquidos que ajudam na saciedade, como suco de limão e maracujá (sem açúcar), águas aromatizadas, chás e até, se necessário, usar o famoso bulletproof coffee (café misturado com óleo de coco, manteiga ou ghee).
É importante destacar que o a qualidade do que ingere nos dias que come podem ajudar ou não nos resultados e no quão desafiador será os dias de restrição, por isso o ideal é que sua alimentação seja baseada em vegetais, verduras e legumes, frutas mais baixas em carboidratos, proteínas, gorduras. Evitar o uso de alimentos ultraprocessados e junk food tambem contribuem para uma resposta hormonal mais eficiente.
Mas quanto de comida se refere a 500 calorias?
Separei aqui uma lista com comida de verdade para você distribuir ao longo do dia... Pode fazer 4 pequenas refeições ou pode ser almoco e jantar ou café da manhã, almoco e jantar...
120g frango ou 150g peixe (aprox. 190kcal) + 10ml de óleo de coco (83kcal)
200g de pepino (36kcal)
100g de folhas verdes (aprox. 5kcal)
100g de abobora ou 200g de couve flor ou 150g de repolho refogado ou 150g de berinjela (aprox. 36kcal)
100g de morangos (34kcal)
Chá ou café
10g de chocolate 70% (60kcal)
E só, lembre-se que quanto maior a qualidade do que ingere, melhores serão seus resultados e você passa menos fome!
Contras
Entre os pontos negativos da dieta é ter que contar calorias e a tendência a compensar os períodos de calorias reduzidas comendo demais nos "dias de folga".
Nos dias restritos existe também o risco de acabarmos ignorando alguns grupos nutricionais, por isso quem faz a dieta 5:2 ou jejum intermitente deve ter acompanhamento de um médico ou nutricionista.
Se não feito corretamente o tiro pode sair pela culatra e causar mal-estar, fraqueza e desidratação, além de maior perda de massa magra. Em termos de contraindicações, a dieta 5:2, a princípio, não é recomendada para quem faz atividade física intensa, diabéticos tipo 1, gestantes ou mulheres em período de amamentação e crianças
Agora é colocar em pratica ;)
Lembre-se diferentes estratégias funcionam para diferentes pessoas
Voce é especialmente único
Com amor
Aline
Comments