top of page

Meus Conteúdos

Os 7 pilares da saude inabalável


Comida é uma parte fundamental da nutrição, mas o conceito da nutrição é muito mais amplo do que somente o alimento que entra pela boca.

Você não é apenas o que come, você é tudo aquilo com que entra em contato o que você lê, o que você assiste, a musica que ouve, as experiências que tem, as pessoas com quem se relaciona, como voce come, como lida com estresse, tudo isso tem o poder de te nutrir ou de te intoxicar.

Por isso é preciso saber usar o dom da escolha, saber escolher aquilo que te faz bem.

Quero te apresentar aqui 7 pilares da sua saúde inabalável. Vamos lá?!

1) Nutrição e hidratação: a prosperidade nutricional

Toda máquina precisa de combustível e a máquina humana é a mais complexa forma de vida já pesquisada.

Ela executa milhares de funções por minuto através do metabolismo (saiba mais) e para isso precisa de diferentes tipos de combustíveis.

Estou me referindo aos nutrientes, carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, que é oferecido pela natureza na comida de verdade. Todos eles são fundamentais para que essa máquina que é o corpo funcionar.




Mas atenção, eles precisam serem digeridos e absorvidos para assim poder exercer suas funções. Nesse quesito a sua saúde digestiva e intestinal tem total importância e fazem enorme diferença. Falarei mais a respeito em outro momento.

E, não posso deixar de mencionar a água, que apesar de não ser classificado como nutriente é vital e compõem mais de 70% do nosso corpo. Por isso, mantenha-se hidratado com água de qualidade, no seu estado mais puro.

Aprendendo o que seu corpo precisa, onde encontra-los e como garantir que estejam presentes em sua nutrição diária e sejam verdadeiramente aproveitados, você torna possível desfrutar do melhor do que a saúde pode oferecer.

Assim é fundamental aprender a garantir ao corpo prosperidade nutricional.

Existe muito a dizer sobre a alimentação, é um assunto incrivelmente rico e cheio de nuances. Será um prazer entrar em mais detalhes com você. Tenho certeza que você vai se surpreender com que vai descobrir.

2) Atividade física e movimento

Jack LaLanne disse certa vez que se a alimentação é a rainha a atividade física é o rei, junte ambos e você terá um reino. O corpo foi feito para se mover sem movimento ele se degrada ele precisa ser desafiado para que se fortaleça.

Então, não pense em atividade física como algo apenas que te deixa mais bonito isso é apenas uma consequência, pense em atividade física como um nutriente essencial para sua saúde. Com ele o movimento, troca e deslocamento de nutrientes fica muito mais efetivo por todo organismo

Pense que um corpo em forma é muito mais confortável, capaz e vivo do que um corpo largado e sedentário.

Seu corpo é seu templo cuide bem dele.

3) Sono e relaxamento

O sono também é uma forma de nutrição. Muito processos biológicos importantes só acontecem enquanto você dorme.

É nesse momento que suas células se regeneram, que seu corpo realiza a faxina e organiza sua morada.

Além disso, dormindo bem, você se sente mais disposto e focado para realizar suas tarefas no dia seguinte.

Mas para isso, o sono precisa ser de qualidade, um sono profundo e reparador.

Nesse sentido, existe um conjunto de pequenas coisas que você pode fazer para otimizar esse processo. Todas simples e muito efetivas.

Uma primeira dica para você colocar em prática é: procure dormir em um ambiente completamente escuro, eliminando qualquer tipo de luminosidade do seu quarto. A medida é você passar a mão diante dos seus olhos e ser incapaz de enxerga-la. Qualquer fresta de luz, qualquer led de radio relógio ou ar condicionado por mais sutil que seja deixa o corpo em um estado semialerta e você repousa menos profundamente do que deveria. Então apague todas as luzes, feche bem as cortinas, e cubra os led, se você não puder desligar, com fita isolante. Faça um teste e perceba a diferença.

Existe ainda uma série de medidas como mencionado, sobre esse assunto e todas as suas nuances falarei em breve ;)

4) Estudo e música

Toda vez que você aprender ou faz algo novo ou quando escuta com atenção música elaborada, de qualidade, redes neurais são criadas de forma semelhante ao que acontece com o tecido muscular na presença de atividade física.



Mente sã em um corpo saudável, essa era a visão dos gregos antigos. Essa era a visão de Hipócrates, corpo de um atleta e uma mente de um sábio.

Considere que o aprendizado é infinito sempre há o que aprender sobre infinitas coisas. Sugiro que você cultive esse olhar. Aprenda o que te faz bem e sua saúde prosperará.

5) Contato com a natureza, com o sol e a luz do dia

Se o corpo é feito de natureza, ele se harmoniza na presença dela, ar puro, água pura, luz do sol na pele, estar em contato com o verde pacífica a mente e ajuda a nos relembrar de quem somos.

E hoje cada dia mais, passamos a maior parte do nosso tempo em ambientes fechados.

Quem mora na cidade por exemplo raramente recebe luz do sol na pele, o que acarreta uma deficiência global de vitamina D, responsável por mais de 85 funções e ativar mais de 2 mil genes responsáveis pela sua saúde. Ela influencia sua imunidade, o quão forte são seus ossos e até seu estado de humor.



Sugiro que você crie pequenas brechas durante o eu dia ou mesmo semanais pelo menos para que possa se banhar ao sol, respirar profundamente e, se for junto a natureza, melhor ainda :)

Caso essa não seja sua realidade, é essencial considerar a avaliação da sua vitamina D no sangue e, caso necessário o consumo de um suplemento.

6) Como você lida com estresse e resiliência

O estresse é algo necessário para sobrevivência. O cortisol, conhecido como hormônio do estrese é que te faz levantar da cama todos os dias pela manhã. E ele é te faz reagir perante um perigo iminente.


O que acontece é que atualmente é como se voce estivesse com um leão na sua frente na maior parte do dia, às vezes, o dia inteiro. Desta maneira, é acionado várias reações químicas, e o corpo reage economizando a energia, priorizando a sobrevivência, o estado de luta ou fuga. Nesse momento, sua função imune, sua capacidade de digestão, absorção, desintoxicação são enormemente prejudicadas.


Com o tempo você começa a ter uma serie de "probleminhas", ditos como "normais"... Sente-se mais cansado, dores musculares tornam-se mais presentes, você fica doente mais facilmente, pois sua imunidade esta fraca. Você acaba sentindo sua digestão mais lenta, seu intestino se desregula, seu fígado é afetado, pele e unhas começam a ficar fracos, cabelos demoram a crescer e/ou começam a cair de forma expressiva e, até mesmo alergias podem aparecer do nada.

Por isso é fundamental colocar estratégias no seu dia a dia para te fortalecer perante ao estresse, a resiliência é algo que pode ser treinado e assim voce melhora o seu gerenciamento do estresse do dia a dia.


Algo simples mas muito efetivo que pode lhe ajudar: coloque pequenas brechas para fazer o que gosta e cultive momentos de silencio.

Dizem os sábios que o silencio é o alimento da alma é a base para estados de percepção ampliada. Essa é também minha experiência, cada dia mais aprendo a escolher o que vai me afetar, a me blindar do estresse desnecessário.


Você pode iniciar através de práticas de respiração consciente, meditação, oração, entre outras.

Quem estuda sobre a mente e sobre seu funcionamento logo se depara com a importância do cultivo diário de momento de silêncio. Comece aos poucos em pequenas doses e vá ampliando conforme você vai tomando gosto por ela.

O silêncio com o passar do tempo vai amadurecendo naquilo que chamamos de meditação.


A meditação além de revelar sua natureza superior onde habita suas qualidades mais nobres, também é algo essencial para a saúde de seu cérebro, cria redes neurais benéficas, transforma padrões mentais doentios e ajuda a usar a mente a seu favor.

O melhor que a vida tem a oferecer não pode ser percebido por uma mente destreinada. E aprender aos poucos a se desvencilhar dos pensamentos e a se tornar dono da própria vida é a razão maior daquilo que chamamos de meditação.

Então lembre-se meditação começa com o cultivo diário de alguns minutos de silencio.

7) Relacionamentos e afeto

O ser humano é um ser social e a qualidade do meio ao seu redor e seus relacionamentos afeta diretamente como nos sentimos.


O toque, o afeto, o amor também é uma forma de nutrição.

Para se ter uma ideia abraçar por mais de 30 segundos eleva a produção de ocitocina e de outros hormônios que aumentam a imunidade e o bom humor.

Os benefícios a saúde do sexo feito com amor são numerosos e muito importantes.

A amizade, a troca com o outro também são necessidade humanas.

Assim ser feliz, sorrir para vida faz muito bem.

Estar atento a cada um dos 7 fundamentos é cultivar a própria saúde de forma integral.

A minha sugestão é que a cada dia você dê um passo na direção a criar um estilo de vida que te ajuda a viver de uma forma mais saudável e mais feliz.

Não se estresse tentando ser perfeito em um mundo imperfeito. A cada dia um pouco melhor que ontem sempre fazendo o melhor possível em cada circunstância.

Com conhecimento certo, você se liberta até mesmo da ideia que cuidar bem de si é algo que dá muito trabalho, algo que é difícil ou algo que muito melhor sempre deixar para depois.

Com conhecimento certo você aprende a escolher a melhor e mais benéfica opção em cada circunstância onde quer que você esteja.


Desfrute de uma saude inabalável

Com amor,

Aline Radloff

Observação: algumas frases foram retiradas de um texto do Flavio Passos.



Posts recentes

Ver tudo

Comments


Destaque
Siga-me
Arquivos
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Cinza ícone do YouTube
bottom of page