top of page

Meus Conteúdos

Sou intolerante a lactose?

Hoje falar sobre lactose, um assunto que virou quase uma epidemia… Cada vez mais pessoas diagnosticadas, ou que sentem desconforto ao ingerir produtos e até quem mesmo não sente nada já opta por produtos ditos sem lactose. Mas será que consumir esses produtos é a melhor opção?


Se você quiser saber mais sobre a intolerância a lactose, seus sintomas e ainda saber 3 segredinhos de como melhorar continua aqui comigo.


Diferente da alergia, a intolerância refere ao incapacidade de digerir determinados alimentos no caso, a lactose. Por isso você não é intolerante e sim esta!


Primeiramente vou contextualizar. E o que é a lactose? A lactose é um açúcar presente no leite e seus derivados. Para absorver precisamos quebrar essa molécula em suas subunidades, a glicose e a galactose. Quando não conseguimos, a lactose fica no nosso intestino e agride esse órgão e sintomas podem ser sentido s logo apos a ingestão.

Esses sintomas incluem:

  • estufamento;

  • diarreia;

  • gases;

  • dor no estômago;

  • vômitos;

  • azia;

  • cólicas.

E você não precisa ter todos!

Ai você pergunta mas nunca tive isso e agora me aparece isso!


Pois é isso se deve há alguns fatores, nesse texto vou focar em alguns que considero mais importantes como baixa capacidade digestiva, ou seja, voce nao digere o alimento

Essa definia na digestão é causada em especial pela falta de mastigação e consequente falta das boas bactérias que produzem a enzima lactase, estresse e redução da enzimas digestivas causada por deficiência de nutrientes e ou pela própria idade, uso de produtos industrializados ricos em conservantes e ai entra também a origem desse leite – será que esse leite do mercado é mesmo leite?

Então será que a solução é consumir tudo sem lactose?


Eu digo em alto e bom tom. NÃO


Sabe porque? Por que na grande maioria dos casos você não é intolerância e sim esta intolerante.




Então vamos alguns pontos importantes para você refletir:


Procedência ruim desse leite… Percebo claramente na minha pratica clinica que pessoas que consomem leite direto da vaca dificilmente tem esse problemas… agora consumir esses leite que encontramos nos mercados, ahh isso é um desastre, não é para qualquer um ;)


Junta a baixa qualidade com a falta de mastigação, que vai fazer com que grande pedaços de alimentos cheguem a fina parede do nosso estômago e intestino. Esse alimentos grande vão devastando tudo que vem pela frente, como uma avalanche de pedregulhos, machucando sua delicada pele, na forma de vilosidades e matando todas as por bactérias do intestino que moram lá. E é justo essas bactérias que produzem a lactose enzima que digere a lactose.


E os produtos sem lactose o que eles tem é apenas a adição dessa enzima. E a consequência de colocar essa enzima no alimento é disponibilizar o açúcar, o que acarreta maior impacto na insulina. E isso pode ser nada bom…. Especialmente se você quer emagrecer, tem diabetes, SOP, acumulo de gordura no abdômen (a famosa pochete)… e já é fissurada por doces e massas.


Por isso será que consumir produtos sem lactose é a solução para os seus problemas digestivos ou é um aviso do seu corpo frente a um desequilíbrio do seu corpo e em consequência desequilíbrio no sua população de bactéria, vale lembrar que possuímos mais bactérias dos que células humanas e o impacto dela na nossa saúde


Usar produtos sem lactose ou suplementar as enzimas pode ser necessário em alguns momentos, talvez mais como um paliativo, na minha concepção. Mas o mais importante é reequilibrar os hábitos alimentares e em consequência equilíbrio da microbioma.

Então quero enfatizar 3 segredos para você melhorar a sua tolerância a lactose.

  1. Melhore sua mastigação

  2. Consuma alimentos ricos em boas bactérias como kefir, kombucha, conservas caseiras, misso ou a reposição através das próprias bactérias encontradas em farmácia e lojas especializadas. Como também os alimentos dessas bactérias como cebola, chicórias, dente de leoa, biomassa da banana verde..

  3. Reduza ao máximo o consumo de alimentos industrializados ricos em conservantes, você pode optar por leites vegetais ou leites direto do colono, melhor ainda se for orgânico.


O importante é ir para ação. Então a partir do que você aprendeu de novo nesse texto estipule uma ação para colocar em pratica nas próximas 24horas e possibilitar que seu corpo torne-se uma maquina performando no seu melhor para você desfrutar a vida.


Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Destaque
Siga-me
Arquivos
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Cinza ícone do YouTube
bottom of page